Entenda a NBA

Times e suas conferências

A NBA atualmente é formada por 30 times. Eles são divididos em duas conferências, cada uma com três divisões, contendo cinco times cada.

Team Map

 

  • Conferência do Leste:
    • Divisão Atlântica (Boston, New Jersey, New York, Philadelphia, Toronto);
    • Divisão Central (Chicago, Cleveland, Detroit, Indiana, Milwaukee);
    • Divisão Sudeste (Atlanta, Charlotte, Miami, Orlando, Washington).
  • Conferência do Oeste: 
    • Divisão Noroeste (Denver, Minnesota, Portland, Seattle, Utah);
    • Divisão Pacífica (Golden State, Los Angeles Clippers, Los Angeles Lakers, Phoenix, Sacramento);
    • Divisão Sudoeste (Dallas, Houston, Memphis, New Orleans, San Antonio).

 

Drafts

Tudo começa com os famosos Drafts. Mas afinal, o que são?

Antes do início da temporada, em meados de julho, a escolha dos novos jogadores do basquete profissional da NBA é feita num evento anual chamado “Draft”. As equipes com piores campanhas na temporada anterior tem vantagem no sorteio para decidir quem escolhe os primeiros do ranking elaborado durante o campeonato universitário. Após o recrutamento, que é feito em duas fases, 60 jogadores são incorporados a NBA, mas só os que foram selecionados com as melhores escolhas (primeira rodada) têm um contrato garantido.

Basquete 728x90

Temporada regular

Começa em meados de outubro e segue até meados de abril do ano seguinte. Cada time joga 82 jogos contra todos os outros, sendo que pode enfrentar alguns times 3 ou 4 vezes, contra times da mesma divisão são sempre 4 jogos, das outras divisões usa-se um sistema dependendo de quantas vezes enfrentou aquele time nas temporadas anteriores. Apesar disso o sistema de pontuação que classifica para os playoffs é válido apenas para os times da mesma conferência.

Playoffs

Os playoffs (ou mata-mata) começam em meados de abril e seguem até meados de maio. São séries “melhor-de-sete” compostas por 8 times em cada conferência. O primeiro colocado de cada conferência enfrenta o último, o segundo o penúltimo, o terceiro o antepenúltimo e assim sucessivamente. Os três campeões de divisão tem direito a ficar entre os quatro primeiros para mais jogos em casa, embora um time que tenha ficado em segundo na sua divisão mas com resultado melhor que um líder de outra possa ter um posicionamento melhor. Os jogos são realizados de tal maneira: os dois primeiros na cidade do time de melhor campanha, seguido por dois jogos na cidade do outro time. Caso faça-se necessário outras partidas elas serão disputadas alternadamente entre as cidades, sendo o time de melhor campanha o favorecido.

Finais

As finais da NBA são realizadas sempre em meados de junho. É disputada pelo campeão da Conferência Leste versus o campeão da Conferência Oeste. Assim como os playoffs também é disputada em uma série “melhor-de-sete”. Tem a vantagem no mando de quadra o time de melhor campanha na temporada regular, disputando em casa as duas primeiras partidas e, se necessários, os jogos cinco e sete.

Fonte: Wikipedia, NBA  Fotos: Divulgação / NBA

Deixe um comentário

Top